terça-feira, 4 de julho de 2017



            A Secretaria Municipal de Educação através do PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA informa a oferta dos módulos:

  • Controle Social para Conselheiros
  • Competências Básicas  

Público –alvo: Cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE, como profissionais de educação da rede pública de ensino, técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares, membros do comitê local do Plano de Ações Articuladas – PAR e dos conselhos de controle social da educação (Conselho Municipal de Educação – CMM; Conselho Escolar – CE; Conselho de Alimentação Escolar – CAE; Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb – CACS/Fundeb) que atuam no segmento da educação básica e qualquer cidadão que tenha interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.

informamos que as inscrições estão encerradas para esta vinculação. 


15 de setembro: O moodle estará aberto para inicio das atividades
19 de setembro: Encontro Presencial inicial
19 de outubro: Encontro Presencial Final
23 de outubro: data Final para entrega de todas as atividades no moodle.

Dúvidas via e-mail, às terças -feiras no 3299-5920 ou msg de Whats 99855 1686 e 99922-4293

Att Fabiola e Carla

Informamos que os encontros presenciais acontecerão no período diurno e noturno, na Secretaria Municipal de Educação, situada na Praça Oito de Janeiro, 225.
No caso de dúvidas ou problemas na inscrição, entrar em contato com entrar em contato com Carla (99922-4293) ou Fabíola (998855-1686) ou pelo telefone: 3299-5920 (somente nas terças-feiras), ou por e-mail: fabíola.mouro@sjp.pr.gov.br e carla.agulham@sjp.pr.gov.br


Sobre os cursos:
·       Competências Básicas
Carga horária: 60 horas
Descrição: o Curso disponibiliza informações sobre as políticas públicas, na área da educação, executadas pelo governo federal, o financiamento dessas políticas e o papel do FNDE no apoio a efetiva­ção dessas políticas.
Ementa: agrega informações relativas às políticas públicas na área social, particularmente no campo da educação, suas formas de financiamento e de controle social. Aborda, ainda, o apoio do FNDE às políticas públicas voltadas para a educação básica.
Objetivos gerais:
  • Compreender o sentido das políticas públicas na área social, no contexto da sociedade contemporânea.
  • Reconhecer as políticas para a educação básica, implementadas pelo Estado brasileiro.
  • Conhecer as fontes de financiamento da educação básica e os mecanismos para que a comunidade faça o acompanhamento e o controle social dos recursos destinados à educação.
  • Reconhecer o papel social do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no apoio às políticas públicas para a educação básica, mediante a implementação de diferentes programas, ações e projetos e ainda mediante o financia­mento de projetos educacionais.
  • Conhecer a dinâmica dos conselhos que atuam no controle das ações, programas e projetos educacionais, e como se dá a participação da comunidade nesses conselhos.
O curso está dividido em 5 unidades assim descritas:
  • Unidade I – Políticas públicas na área social
  • Unidade II – Políticas para a educação básica
  • Unidade III – Financiamento da educação básica
  • Unidade IV – Os programas e ações do FNDE
  • Unidade V – O controle social no âmbito das políticas públicas para a educação.

  • Controle Social para conselheiros
Carga horária: 40 horas
Descrição: o Curso trata do acompanhamento e controle social em relação às políticas públicas educacionais, abrangendo os principais programas de financiamento do FNDE. Apresenta o controle social e a atuação do CACS Fundeb, o acompanhamento do conselho da alimentação escolar, dentre outros. Trata de questões relacionadas com o exercício da cidadania e da atuação do cidadão como conselheiro e até fiscal do bom uso dos recursos públicos para educação no Brasil.
Ementa: esclarece quais são as responsabilidades dos diversos atores sociais que atuam no acompanhamento e controle social das ações do FNDE.
Objetivos gerais:
  • Identificar os Conselhos Sociais como representações capazes de exercer controle sobre a ação do Estado, supervisionando e avaliando as decisões e ações administrativas, exigindo dos gestores públicos a comprovação dos atos praticados.
  • Compreender a atuação legal destes conselhos, da sociedade civil e da comunidade escolar no acompanhamento das políticas públicas educacionais efetivadas pelo FNDE.
O curso está dividido em 3 unidades assim descritas:
  • Unidade I – Os recursos financiados do Fundeb: Da aplicação à prestação de contas
  • Unidade II – O controle social no âmbito das políticas públicas para educação
  • Unidade III – Conselho de Alimentação Escolar – CAE
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário