NOTÍCIAS

Projeto ensina a fiscalizar verba da Educação


São José dos Pinhais, 10/06/2011 11:16



Foto: João Ferandes - Aula inaugural do projeto FormAção pela Escola, que mostra à comunidade o funcionamento de programas educacionais ra rede pública de ensino
A Prefeitura de São José dos Pinhais inaugurou oficialmente na tarde desta quinta-feira (09) o FormAção pela Escola, projeto criado para mostrar à comunidade o funcionamento de programas e ações educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que são aplicados na rede pública de ensino.
O principal objetivo do FormAção pela Escola é fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento e prestação de contas das verbas educacionais. Através dele, um membro da comunidade pode aprender como funciona o repasse de verbas do Fundo para merenda escolar ou aquisição de livros, por exemplo, e saber a correta aplicação da direção da escola.
Os cursos acontecem na modalidade de formação EaD (ensino a distância) e são abertos a todas as pessoas que queiram conhecer os programas do FNDE. “É muito importante a participação da população. Através do programa todos podem participar e ter conhecimento das ações educacionais financiadas pelo FNDE em nosso município”, afirma Carla Agulham, tutora do FormAção pela Escola através da Secretaria Municipal de Educação.
Durante a aula inaugural do programa, a secretária municipal de Educação, Tânia Galvão, destacou a importância do FormAção pela Escola e o compromisso de São José dos Pinhais com a formação da comunidade. “Todas as pessoas capacitadas pelo programa poderão auxiliar os conselhos municipais de Educação e a própria Secretaria de Educação a fiscalizar as verbas públicas. É um projeto que trabalha a formação de cidadãos e é muito importante o envolvimento da comunidade como um todo, transpondo os muros escolares”, afirmou.
Ao longo do curso os alunos serão acompanhados por um sistema de apoio à aprendizagem, orientados pelos tutores, que irão monitorar e avaliar as atividades e os resultados de execução durante o curso. O material didático será disponibilizado em versão online. Os módulos são de linguagem simples, facilitando a leitura e tornando-a agradável aos alunos. “No entanto, o curso exige pesquisa e contribuição para melhorar a qualidade da educação”, explica Patrícia Mikrut, também tutora do programa em São José dos Pinhais.
O programa FormAção pela Escola está organizado em um módulo de Competências Básicas e mais seis cursos modulares temáticos de 40h: PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), PLI (Programa do Livro Didático), PNATE (Programa Nacional do Transporte Escolar), Fundeb (Fundo de Manutenção da Educação Básica) e Controle Social para Conselheiros. Os módulos têm 8h de aula presencial e mais 32h a distância, e serão escolhidos conforme o interesse e a necessidade do aluno. Todos os módulos são abertos à comunidade e não há exigência de grau de escolaridade.
Estiveram presentes na aula na inaugural do FormAção pela Escola, Mauricio Ferraz da Costa, representante da chefia do Núcleo Área-sul do Estado do Paraná, representando o Governador Beto Richa e o secretário estadual de Educação, Flávio Arns; Flávia Mota Lima, coordenadora geral do projeto no Estado do Paraná; Vereador Professor Walder Mulbak, presidente da Comissão de Educação na Câmara Municipal de São José dos Pinhais; e Cássio Moletta, diretor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.

Inscrições
As inscrições para o FormAção pela Escola ainda estão abertas. A pré-matrícula pode ser realizada até o dia 15 de junho de 2011, através de formulário disponibilizado no site da Prefeitura de São José dos Pinhais, http://www.sjp.pr.gov.br, ou no blog do FormAção pela Escola, http://formacaopelaescola.blogspot.com. A confirmação de matrícula será feita a partir da segunda quinzena de junho, através do email cadastrado na pré-matrícula.