quinta-feira, 28 de abril de 2011

Notícias FormAção pela Escola


Foto: Divulgação
A partir de 1º de maio (domingo) começa o período de pré-matrícula para o Programa FormAção pela Escola, uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com diversos estados e municípios, entre eles São José dos Pinhais.
O projeto tem por objetivo fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. Através dele, um membro da comunidade pode aprender como funciona o repasse de verbas do Fundo para merenda escolar ou aquisição de livros, por exemplo, e saber a correta aplicação da direção da escola.
O FormAção pela Escola acontece na modalidade de formação EaD (ensino a distância) e é aberto a todas as pessoas que queiram integrar os programas do FNDE. “É muito importante a participação da população. Através do programa todos podem participar e ter conhecimento das ações educacionais financiadas pelo FNDE em nosso município”, afirma Carla Agulham, tutora do FormAção pela Escola através da Secretaria Municipal de Educação.
Ao longo do curso os alunos serão acompanhados por um sistema de apoio à aprendizagem, orientados pelos tutores, que irão monitorar e avaliar as atividades e os resultados de execução durante o curso. O material didático será disponibilizado em versão online. Os módulos são de linguagem simples, facilitando a leitura e tornando-a agradável aos alunos. “No entanto, o curso exige pesquisa e contribuição para melhorar a qualidade da educação”, explica Patrícia Mikrut, também tutora do programa em São José dos Pinhais.
O programa FormAção pela Escola está organizado em um módulo de Competências Básicas e mais seis cursos modulares temáticos de 40h: PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), PLI (Programa do Livro Didático), PNATE (Programa Nacional do Transporte Escolar), Fundeb (Fundo de Manutenção da Educação Básica) e Controle Social para Conselheiros. Os módulos têm 8h de aula presencial e mais 32h à distância, e serão escolhidos conforme o interesse e a necessidade do aluno.
Inscrições
O curso é gratuito e as vagas são limitadas, com 40 alunos por turma. Neste início do programa serão disponibilizadas duas turmas e, após a conclusão, novas turmas serão abertas. A pré-matrícula pode ser realizada até o dia 15 de junho de 2011, através de formulário disponibilizado no site da Prefeitura de São José dos Pinhais, http://www.sjp.pr.gov.br, ou no blog do FormAção pela Escola, http://formacaopelaescola.blogspot.com. A confirmação de matrícula será feita a partir da segunda quinzena de junho, através do email cadastrado na pré-matrícula.


Fonte: http://www.sjp.pr.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário